PIB do Japão no 3T21 cai 0,9% ante 2T21 e 3,6% em taxa anualizada

540
Japão

     Porto Alegre, 8 de dezembro de 2021 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,9% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre, em dados sazonalmente ajustados. Em taxa anualizada, a economia japonesa recuou 3,6% na mesma base de comparação, de acordo com a leitura revisada publicada pelo Instituto de Pesquisa Social e Econômica do governo.

     No segundo trimestre, o PIB havia avançado 0,4% ante o trimestre anterior e 4,2% em taxa anualizada, em dados revisados. Tóquio e outras cidades ficaram em estado de emergência na maior parte do trimestre, devido ao aumento de casos de covid-19, em especial da variante Delta do novo coronavírus.

     A demanda doméstica japonesa recuou 0,9% no terceiro trimestre deste ano em base trimestral, sendo que a demanda privada teve queda de 1,4% e a demanda pública avançou 0,4%. O consumo privado caiu 1,3%, e o investimento privado não-residencial teve queda de 2,3%.

     Já a balança comercial teve contribuição estável para a formação do PIB, com queda de 0,9% nas exportações em base trimestral, devido ao impacto da escassez de semicondutores, e de 1,0% nas importações. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA