PIB dos EUA cresce 2,1% no 4º trimestre em base anualizada após revisão

779

     Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,1% no quarto trimestre de 2019 em relação ao trimestre anterior, em base anualizada, mesmo ritmo de crescimento observado no terceiro trimestre. Os dados são da segunda leitura divulgada pelo Departamento de Comércio do país.

     A leitura preliminar sobre o PIB do quarto trimestre, divulgada no final de janeiro, também havia apontado crescimento de 2,1% na economia norte-americana durante o período. Analistas esperavam que a versão revisada mantivesse esta taxa.

     Segundo o governo norte-americano, na versão revisada do indicador houve um aumento na estimativa a respeito dos investimentos em estoques privados, que foi compensada por uma redução no valor estimado dos investimentos em ativos fixos não residenciais.

     Os gastos pessoais com consumo tiveram alta de 1,7% no quarto trimestre em base anualizada (-0,1 ponto porcentual em relação à leitura preliminar), após o aumento de 3,2% no terceiro trimestre. Os investimentos encolheram 6,0% (+0,1 pp), contração mais intensa que a de 1,0% observada no terceiro trimestre, e os gastos públicos cresceram 2,6% (-0,1 pp), após alta de 1,7% no terceiro trimestre.

     O índice de preços para os gastos pessoais (PCE), usado pelo banco central norte-americano como referência para inflação, subiu 1,3% no quarto trimestre em base anualizada (-0,3 pp em relação à versão preliminar), após alta de 1,5% no terceiro trimestre. O núcleo do PCE, que exclui do cálculo preços de alimentos e energia, teve alta de 1,2% (-0,1 pp), após aumento de 2,1% nos três meses anteriores. As informações partem da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA