PIB dos EUA cresce 6,9% no 4T21 em taxa anualizada, na 1a leitura

473
EUA

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 27 de janeiro de 2022 – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 6,9% no quarto trimestre de 2021 em relação ao

trimestre imediatamente anterior em termos anualizados, de acordo com a leitura preliminar divulgada pelo Departamento do Comércio do país.

     O dado ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam alta de 5,5%. O indicador mostra que o crescimento econômico desacelerou em relação ao terceiro trimestre, quando o PIB norte-americano cresceu 2,3% em base anualizada.

     A aceleração do crescimento do PIB no quarto trimestre refletiu aumentos no investimento privado em estoque, exportações, despesas de consumo pessoal (PCE) e investimento fixo não residencial que foram parcialmente compensados por reduções nos gastos do governo federal, estadual e local. As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, aumentaram.

     Os gastos pessoais com consumo tiveram alta de 3,3% no quarto trimestre em base anualizada, acelerando após o aumento de 2,0% no terceiro trimestre. Os investimentos ganharam força, passando de 12,4% para 32,0%, enquanto o total de gastos públicos caiu 2,9%, após a alta de 0,9% no terceiro trimestre.

     O índice de preços para os gastos pessoais (PCE), usado pelo banco central norte-americano como referência para inflação, subiu 3,9% no quarto trimestre em base anualizada, após alta de 1,2% no terceiro trimestre. O núcleo do PCE, que exclui do cálculo preços de alimentos e energia, teve alta de 3,3%, após aumento de 1,4% nos três meses anteriores. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA