Plantio da safrinha de milho está iniciando em Patos de Minas (MG)

487

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 4 de março de 2021 – O plantio de safrinha de milho em Patos de Minas está iniciando nesta semana e evolui bem até o momento, com cerca de 15% dos 13 mil hectares previstos já cultivados. Quem informa é a Emater local.

     De acordo com o engenheiro-agrônomo Fernando José da Silva, a expectativa é de que o rendimento médio da safrinha possa chegar até 7.200 quilos por hectare. “O tempo mais aberto na região, após as recentes chuvas, deve permitir um bom andamento dos trabalhos até o final de semana”, comenta.

     Para o sorgo, os trabalhos de cultivo também iniciaram e estão completos em cerca de 18% da área estimada de 7 mil hectares. “A produtividade média esperada para o sorgo é de até 3.900 quilos por hectare”, destaca.

     O mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado estima 19,2% da área de 828 mil hectares prevista para a safrinha de milho em Minas Gerais foi cultivada. No ano passado, o plantio atingia 14,9% da área cultivada de 783 mil hectares, enquanto a média normal para o período é de 37%.

     Em termos de safra de verão, as atividades de colheita estão por iniciar nos 14 mil hectares cultivados e a previsão é de que o rendimento médio possa chegar a 9.000 quilos por hectare. “Os produtores estão finalizando a colheita de silagem e dentro de alguns dias, devem focar na colheita das áreas de grãos”, pontua.

     A colheita de milho verão em Minas Gerais atinge 7,6% da área cultivada de 845 mil hectares, abaixo dos 8% colhidos no mesmo período do ano passado, que teve área plantada de 917 mil hectares, segundo o mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado. A média para o período nos últimos cinco anos é de 9,6%.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA