Plantio do trigo atinge 55% em Palotina (PR) e desenvolvimento está atrasado

1029

Porto Alegre, 7 de maio de 2020 – O plantio de trigo em Palotina, no oeste do Paraná, atinge 55% da área projetada para 2020. A superfície deve ficar entre 4 e 4,3 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo da C.Vale, André Borin, os bons preços do grão estimularam um aumento da área, que normalmente ficava, no máximo, em 2 mil hectares.

Por outro lado, o desenvolvimento das lavouras está bastante atrasado. Apenas 5% das lavouras já emergiram. “Normalmente o plantio e a emergência vão até 10 de maio, assim, conseguimos colher até o final de agosto ou o começo de setembro, que é o período mais seco. Agora, se entrarmos em junho plantando, provavelmente não conseguiremos colher cedo e teremos problemas de qualidade devido às chuvas de setembro. Quanto mais atrasar, mais chuva vai pegar”, disse o engenheiro agrônomo.

Ele observa que os produtores da região não costumam investir muito no trigo devido aos riscos. “Talvez por isso tenham ‘perdido o jeito’”, analisou. A produtividade para esta safra é estimada entre 57 e 60 sacas por hectare.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA