Política monetária dos EUA está adequada, diz Evans, do Fed

1105

     Porto Alegre, 3 de janeiro de 2020 – O presidente da unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Charles Evans, disse que a política monetária dos Estados Unidos está em patamar adequado e que acredita que a força da economia irá fazer com que a inflação acelere em torno da meta de 2%.

     Em 2019, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) cortou a taxa de juros três vezes, para o patamar atual de 1,50% a 1,75% ao ano. Em sua última reunião de política monetária, realizada em dezembro, o comitê sinalizou que não deve alterar a taxa este ano a menos que as perspectivas futuras sejam alteradas.

     Evans, que este ano não tem direito a voto, disse que o crescimento econômico e o mercado de trabalho aquecido nos Estados Unidos devem levar a inflação à meta de 2,0% do banco central norte-americano, mas indicou que não está claro as razões que fazem a taxa de desemprego continuar diminuindo sem provocar pressões nos preços.

     “Deveríamos estar acelerando a inflação acima de 2% para mostrar que é um objetivo simétrico”, afirmou Evans em entrevista para a rede CNBC.

     Ele disse ainda que continua otimista com a economia e espera que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresça entre 2,0% e 2,25% este ano. Ele estimou a tendência de expansão em torno de 1,75%.

     “Uma das lições do ano passado é que a economia pode se expandir apesar de um setor industrial que contrata modestamente”, afirmou Evans, atribuindo esse crescimento econômico à força de consumidores e famílias.

     Mais cedo, o Instituto de Gerência e Oferta informou que índice de atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 47,2 pontos em dezembro, de 48,1 pontos em novembro. Números acima de 50 pontos indicam expansão da atividade, enquanto números menores sugerem contração. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA