Preço do arroz segue perdendo força e já cai quase 14% em 30 dias

1114
arroz

     Porto Alegre, 18 de junho de 2021 – O mercado brasileiro de arroz segue perdendo forças. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou a quinta-feira cotada a R$ 72,20, queda de 5,74% em relação a semana passada. Agora, há um recuo de 13,95% frente ao mesmo período do mês anterior.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Conforme o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, os preços são pressionados por compradores retraídos no mercado doméstico, que acompanham novas quedas de preços internacionais e novos recuos do dólar frente ao real. “O que retira a competitividade do produto brasileiro na exportação”, lembra.

     Por outro lado, produtores recuaram na comercialização. “Principalmente os que têm arroz armazenado, aguardando uma possível valorização dos preços projetada pela perspectiva de novas exportações de arroz, que enxugariam o mercado nacional”, pondera Viana.

     No âmbito externo, destaque para o relatório mensal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina. A área cultivada com arroz na Argentina na safra 2020/2021 foi estimada em 200 mil hectares, uma elevação de 5,3% sobre a temporada anterior, segundo dados de junho divulgados pelo Ministério da Agroindústria daquele país. O número ficou estável em relação ao mês passado.

     Já a produção foi estimada em 1,4 milhão de toneladas, um avanço de 16,7% sobre a temporada anterior. Frente ao mês passado, houve estabilidade. A área em 2019/20 somou 190 mil hectares e a produção atingiu 1,2 milhão de toneladas.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA