Preço doméstico do algodão se descola da paridade de exportação

706

     Porto Alegre, 20 de agosto de 2021 – Apesar das quedas de preço no mercado internacional pressionarem a pluma brasileira, a demanda aquecida no mercado interno manteve as cotações firmes nesta semana. “Compradores domésticos de algodão em pluma seguem ativos no mercado, ainda se mostrando dispostos a elevar os valores pagos por novos lotes”, explica o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento.

     Desta forma, a pluma fechou a quinta-feira (19) cotada a R$ 5,32 por libra-peso, sendo 3,30% superior frente há 7 dias. No mês e no ano, as variações foram de 6,19% e 72,7% positivas, respectivamente.

     Conforme Bento, com a oferta ainda muito reduzida no mercado spot, a pouca pluma disponível vêm sendo utilizada para cumprimento de contratos antecipados de venda. “Os preços devem se ajustar à paridade de exportação à medida que a safra colhida vai sendo processada pelas indústrias beneficiadoras”, explica.

     “Devido a safra menor nesta temporada, é esperado que os preços domésticos não caiam abaixo da paridade de exportação, como ocorreu na temporada passada”, pondera o analista. No FOB exportação do porto de Santos/SP, o produto brasileiro fechou o dia 19 cotado a 97,44 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 0,5% frente ao fechamento anterior. Ante ao contrato de maior liquidez (dezembro/21) negociado na Ice Futures US, a pluma brasileira encerrou cotada a um valor 5% superior, contra 2,71% do dia anterior. Há uma semana, era 4,48% superior e, há um mês, o produto nacional era 9,70% mais alto.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA