Preços ao consumidor da Alemanha caem 0,3% em dezembro em base anual

507

     Porto Alegre, 6 de janeiro de 2021 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha caiu 0,3% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mesma alta de novembro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).

     Na comparação entre dezembro e novembro, o índice subiu 0,5%. Os preços de energia (que incluem eletricidade e combustíveis) caíram 6,0% em dezembro em base anual, após a queda de 7,7% em novembro. Os preços de alimentos subiram 0,5%, após a alta de 1,4% do mês anterior.

     Os preços dos bens recuaram 1,8% em dezembro, em base anual, mesma alta de novembro. Enquanto isso, os preços dos serviços subiram 1,1%, mesmo avanço reportado no mês anterior.

     O índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), calculado em padrões internacionais da União Europeia (UE) para efeito de comparação com os índices de outros países do bloco, caiu 0,7% em dezembro na comparação anual e teve alta de 0,6% em relação ao mês anterior. As informações são da Agência CMA.

    Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA