Preços ao consumidor da Alemanha caem 0,3% em novembro após revisão

675

     Porto Alegre, 11 de dezembro de 2020 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha caiu 0,3% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, após avançar 0,2% outubro, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).

     Na comparação entre novembro e outubro, o índice caiu 0,8%. A leitura preliminar havia mostrado dados idênticos.

     Os preços de energia (que incluem eletricidade e combustíveis) caíram 7,7% em novembro em base anual (sem revisão), após a queda de 6,8% em outubro. Os preços de alimentos subiram 1,4% (sem revisão), mesma alta do mês anterior.

     Os preços dos bens recuaram 1,8% em novembro (sem revisão), em base anual, após a queda de 1,5% em outubro. Enquanto isso, os preços dos serviços subiram 1,1% (sem revisão), após a alta de 1,0% reportada no mês anterior.

     O índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), calculado em padrões internacionais da União Europeia (UE) para efeito de comparação com os índices de outros países do bloco, caiu 0,7% em novembro na comparação anual e teve queda de 1,0% em relação ao mês anterior, em linha com a leitura preliminar. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA