Preços ao consumidor da China caem 0,5% em novembro em base anual

559

     Porto Alegre, 9 de dezembro de 2020 – O índice de preços ao consumidor da China caiu 0,5% em novembro na comparação com igual período de 2019, uma desaceleração após a alta de 0,5% registrada em outubro e a primeira queda desde outubro de 2009, segundo dados do departamento de estatísticas do país.

     Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor da China caiu 0,6% em novembro, após a baixa de 0,3% em outubro. Nos onze primeiros meses do ano, o índice avançou 2,7%. O núcleo do índice, que exclui os preços de alimentos e energia, subiu 0,5%, em base anual, pelo quinto mês consecutivo.

     O preço dos alimentos, que representa quase um terço do índice, caiu 2,0% em novembro em base anual, após avançar 2,2% em outubro. Em termos mensais, os preços de alimentos caíram 2,4% em novembro, após a queda de 1,8% no mês anterior.

     Os preços de carne de porco caíram 12,5% em novembro em base anual, após a queda de 2,8% de outubro, afetando o índice de preços ao consumidor em cerca de 0,60 ponto percentual (pp).

     Os itens não alimentícios caíram 0,1% no ano, após ficarem estáveis em outubro, e recuaram 0,1% em novembro em base mensal, após a alta de 0,1% no mês anterior. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA