Preços ao consumidor da China sobem 2,3% em novembro em base anual

495

     Porto Alegre, 9 de dezembro de 2021 – O índice de preços ao consumidor da China subiu 2,3% em novembro na comparação com igual período de 2020, segundo dados do departamento de estatísticas do país, uma aceleração após a alta de 1,5% registrada em outubro, segundo dados do departamento de estatísticas do país.

     Analistas esperavam alta de 2,6%. Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor da China subiu 0,4% em novembro, após a alta de 0,7% em outubro.

    O índice de preços ao consumidor da China acelerou em novembro, em parte devido à combinação de fatores sazonais, aumento de custos e propagação do coronavírus.

     Esta é uma alta significativa em relação ao resultado de 1,5% de outubro e o crescimento mais expressivo desde agosto de 2020, especialmente ligado ao aumento dos preços no setor de alimentos, afirmou um dos diretores da agência de estatísticas, Dong Lijuan.

     Os preços de alimentos frescos tiveram alta de 30,6% em novembro em comparação anual, que afetou o índice de preços ao consumidor em cerca de 0,60 ponto percentual (pp). Já os preços da carne de porco, a mais popular na China, caíram 32,7% em base anual. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA