Preços ao consumidor da China sobem 5,4% em janeiro na base anual

813

     Porto Alegre, 10 de fevereiro de 2020 – O índice de preços ao consumidor da China subiu 5,4% em janeiro na comparação com igual período do ano anterior, seu maior nível em oito anos, após a alta de 4,5% em dezembro, segundo dados do departamento de estatísticas do país.

     Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor da China avançou 1,4% em janeiro, após ter ficado estável em dezembro.

     O preço dos alimentos, que representa quase um terço do índice, subiu 20,6% em janeiro em base anual, após avançar 17,4% em dezembro. Em termos mensais, os preços de alimentos subiram 4,4% em janeiro, após a queda de 0,4% no mês anterior.

     Os preços de carne de porco subiram 116,0% em janeiro em base anual, após a alta de 97,0% de dezembro, afetando o índice de preços ao consumidor em cerca de 2,76 ponto percentual (pp), com a oferta reprimida devido ao surto de gripe suína africana.

     Os itens não alimentícios ficaram 1,6% mais caros no ano, após a alta de 1,3% do mês anterior, e avançaram 0,6% em janeiro em base mensal, depois de subiram 0,1% em dezembro.

     Os preços de bens de consumo tiveram inflação anual de 7,7% e mensal de 1,6%, após registrar em dezembro 6,4% e estabilidade, respectivamente. Os preços de serviços, por sua vez, aumentaram 1,5% em base anual e 1,0% em base mensal. Em dezembro, houve alta anual de 1,2% e estabilidade mensal. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA