Preços ao consumidor da Eurozona sobem 1,6% em abril em base anual

529
Eurozona

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 19 de maio de 2021 – O índice de preços ao consumidor dos países que compõem a zona do euro subiu 1,6% em abril na comparação com o mesmo período de 2020, após a alta de 1,3% de março, segundo dados revisados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat. A leitura preliminar mostrava dado idêntico.

     O núcleo do índice, que exclui do cálculo os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco, subiu 0,7% em abril em base anual, após a alta de 0,9% de março, mostrando alta de 0,1 ponto percentual (pp) em relação à leitura anterior.

     Os preços de alimentos, álcool e tabaco subiram 0,6% em abril (revisão de -0,1 pp), após a alta de 1,1% em março, e os preços de energia avançaram 10,4% (revisão de +0,1 pp), após a alta de 4,3% no mês anterior.

     Na comparação mensal, o índice de preços ao consumidor da zona do euro subiu 0,6% em abril, enquanto o núcleo do índice teve alta de 0,5%. Os preços dos alimentos, álcool e tabaco avançaram 0,6%, e os de energia cresceram 0,7%.

     Na União Europeia (UE), o índice de preços ao consumidor subiu 2,0% em abril em termos anuais, após a alta de 1,7% registrada em março. Na comparação mensal, o índice subiu 0,6% em abril. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA