Previsão de queda do PIB em 2020 diminui de 5,0% para 4,4% – BC

542

     Porto Alegre, 17 de dezembro de 2020 – O Banco Central melhorou a previsão para o desempenho da economia brasileira neste ano e agora prevê uma queda de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Relatório de Inflação (RI) referente ao quarto trimestre. No documento anterior, a previsão do BC era de retração de 5%.

     Segundo a autoridade monetária, a estimativa de recuo menor do PIB em 2020 reflete indicadores de frequência mais elevada que sugerem continuidade da recuperação da atividade econômica no quarto trimestre em ritmo mais alto que o previamente antevisto.

     Para 2021, o BC projeta uma queda na alta do PIB de 3,9% para 3,8%. Essa mudança, segundo BC, “embute elevação do carregamento estatístico após a revisão das projeções para 2020 e perspectiva de menores taxas trimestrais de variação do que previsto no Relatório de Inflação de setembro. Em parte, essa revisão reflete a antecipação da recuperação econômica esperada, ao menos para alguns setores e componentes da demanda, para o ano de 2020. Por outro lado, o menor crescimento trimestral também é consequência da recuperação mais lenta do mercado de trabalho e dos índices de mobilidade”. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA