Produção de algodão deve crescer 15,5% no Brasil em 2021/22, projeta SAFRAS

967
algodao

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 7 de outubro de 2021 – A produção brasileira de algodão em pluma em 2021/22 deverá crescer 15,5% na comparação com o ano anterior, passando de 2,38 milhões para 2,75 milhões de toneladas. A estimativa é de SAFRAS & Mercado.

     A área deverá ocupar 1,535 milhão de hectares, aumentando 11,8% sobre o plantio de 1,373 milhão do ano passado. A produtividade deverá subir 3,35%, aumentando de 1.734 quilos para 1.792 quilos por hectare.

    “O recente rally de alta das cotações do algodão fez com que os produtores aumentassem suas apostas no cultivo da cultura. Na primeira intenção de plantio, realizada no final do último mês de julho, os números mostravam um recuo da área pelo segundo ano consecutivo, diante da forte concorrência dos grãos, cuja margem de rentabilidade era mais atrativa”, explica o analista e consultor de SAFRAS, Élcio Bento.

     Contudo, da primeira intenção de plantio até esse início do mês de outubro os preços da pluma se elevaram em mais de 20%. “Essa escalada das cotações nacionais foi sustentada pela recuperação dos preços internacionais e pela alta do dólar, que melhoram a competitividade do produto brasileiro numa temporada em que a produção é cerca de 650 mil toneladas inferior à da safra passada”, acrescenta Bento.

     Tomando como base o Mato Grosso, em julho a rentabilidade do algodão (pluma + caroço) era de 32%, a da soja de 42% e a do milho de 52%. Atualmente, esses números são de 57%, 42% e 39%, respectivamente. “Com os Estados Unidos, maior exportador global, também com redução da oferta, a demanda externa pela pluma brasileira deve ser agressiva, o que garantirá bons preços, tanto para a safra atual quanto para a negociação antecipada da nova”, diz.  

      Essa elevação tão expressiva das cotações, em pleno ingresso da fibra beneficiada no mercado disponível, deu novo ânimo aos produtores. Além disso, ao contrário do ano passado, o plantio da soja deve ocorrer sem atrasos, o que tende a permitir que a segunda safra de algodão também ocorra dentro da janela ótima.

     Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA