Produção de minério de ferro da Vale sobe 12% no 2T21

656
Vale

     São Paulo, 20 de julho de 2021 – A produção de minério de ferro da Vale subiu 12,0% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 75,685 milhões de toneladas, que foi 11,3% superior ao trimestre anterior, como resultado de maiores volumes de Brucutu com o aumento da produção de “sinter feed” com alta sílica por processamento a seco, melhoria sazonal das condições climáticas em Serra Norte e um forte desempenho em Serra Leste, maior produtividade no Complexo de Itabira, maior compra de terceiros; e produção por processamento úmido em fábrica durante os testes para retomar as operações da planta de beneficiamento.

     “Estes resultados positivos foram parcialmente compensados por interferências causadas pela instalação e comissionamento do primeiro de quatro britadores de jaspilito em S11D”, disse a companhia, em relatório operacional enviado à CVM.

     Em pelotas, a produção registrou alta de 13,3% no período, para 8,008 milhões de toneladas, uma expansão de 27,4% na base trimestral, atribuída a, principalmente, maior disponibilidade sazonal de “pellet feed” que foi direcionada principalmente para as plantas de Omã e pelo “ramp-up” da planta de pelotização de Vargem Grande.

     A produção de níquel acabado alcançou 41,5 mil toneladas no trimestre, 15,3% inferior que o visto no mesmo período do ano passado e 14,3% inferior ao primeiro trimestre, principalmente devido à paralisação dos funcionários de Sudbury, no Canadá, e à manutenção não programada na refinaria de níquel de Clydach, que impactou a produção total proveniente do feed da PTVI.

     No trimestre, a produção de cobre atingiu 73,5 mil toneladas, queda de 13,0% na comparação anual. Em base trimestral, o resultado foi 3,9% inferior, resultado da paralisação dos funcionários em Sudbury e atrasos na mineração em Voisey’s Bay, parcialmente compensados por um desempenho mais robusto em Salobo devido ao “ramp-up” das atividades de manutenção da mina e melhor desempenho nas operações do Sossego, disse a mineradora.

     A produção de carvão subiu 63,0% no período e totalizou 73,5 milhões de toneladas, enquanto a produção de cobalto atingiu 754 mil toneladas, alta de 34,2% em relação ao mesmo período de 2020.

     As informações são da agência CMA.

Copyright 2021 – Grupo CMA