Projeção de inflação da eurozona fica em 0,3% em 2020

1336

     Porto Alegre, 5 de novembro de 2020 – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), manteve suas projeções de inflação para este ano em 0,3% e em 1,1% para o ano que vem, e prevê a taxa em 1,3% em 2002. “A suposta estabilização dos preços do petróleo gerará um efeito de base positivo em 2021, mas o núcleo da inflação, embora com alguma aceleração, deve permanecer subjugado”, segundo a Comissão.

   “No geral, pressões de baixa sobre os preços devem dominar, na medida em que a demanda fraca, a folga do mercado de trabalho e a recente valorização do euro devem mais do que compensar as pressões de alta causadas por interrupções do lado da oferta”.

     Já a taxa de déficit da zona do euro deve aumentar significativamente, cerca de 8 ponto percentual (pp), para 8,75% do PIB este ano, refletindo as consideráveis medidas fiscais postas em prática para proteger as famílias e empresas dos impactos da pandemia. A orientação fiscal deverá ser fortemente expansionista em 2020. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA