Reunião do Fed discute mudanças nas metas e política monetária

494

Porto Alegre, 19 de agosto de 2020 – Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) discutiram o aprimoramento das orientações futuras sobre a direção da taxa de juros, mas ainda não tomaram nenhuma decisão formal sobre o assunto, segundo a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) dos dias 28 e 29 de julho.

“Vários participantes observaram que, em algum momento, seria apropriado fornecer maior clareza quanto à provável trajetória do intervalo da taxa de juros”, diz o documento.

Com relação à possível forma que as comunicações de políticas revisadas podem assumir, esses participantes comentaram sobre a orientação futura baseada em resultados – sob a qual o Comitê se comprometeria a manter a faixa-alvo atual para os juros pelo menos até que um ou mais resultados econômicos especificados fossem alcançados- e também abordou a orientação futura com base no calendário – sob a qual o intervalo alvo atual seria mantido pelo menos até uma determinada data do calendário.

“No contexto da orientação futura baseada em resultados, vários participantes mencionaram o uso de limites calibrados para resultados de inflação, resultados de taxa de desemprego ou combinações dos dois, bem como combinações com orientação baseada em calendário. Além disso, muitos participantes comentaram que poderia ser apropriado enquadrar as comunicações relativas às compras de ativos em andamento do Comitê em termos de seu papel em promover condições financeiras acomodatícias e apoiar a recuperação econômica”, diz a ata.

De forma mais ampla, ao discutir a perspectiva da política, vários participantes observaram que a conclusão de uma declaração revisada sobre metas de longo prazo e estratégia de política monetária seria muito útil para fornecer uma estrutura abrangente que ajudaria a orientar as futuras ações de política e comunicações do Fomc.

“Os participantes continuaram suas discussões relacionadas à revisão em andamento da estratégia de política monetária, ferramentas e práticas de comunicação do Federal Reserve. Nessa reunião, eles discutiram possíveis mudanças na Declaração do Comitê sobre Metas de Longo Prazo e Estratégia de Política Monetária”, diz o documento.

Neste sentido, os membros do Fomc defenderam um refinamento da declaração que, segundo eles, poderia ser útil para aumentar a transparência e responsabilidade da política monetária. “Esses refinamentos também poderiam facilitar a tomada de decisão bem informada por famílias e empresas e, como resultado, posicionar melhor o Comitê para cumprir seus objetivos de emprego máximo e estabilidade de preços”, mostra a ata.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA