RS, SC e PR podem tem chuvas fortes amanhã – Rural Clima

535
chuva

    Porto Alegre, 17 de setembro de 2021 – De acordo com informações da Rural Clima, há risco de eventuais pancadas de chuvas nesta sexta-feira sobre o noroeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, extremo sul do Paraná e do Paraguai. “No leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo também há vento e instabilidade, com chance de chuvas hoje. Também não se descartam precipitações pontuais sobre o Mato Grosso e Rondônia, oferecendo condições para o início do cultivo da safra de soja”, destaca o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

     No sábado (18), a instabilidade chega com força ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de tempestades, que devem se estender também para o Paraná na região dos Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba. “A instabilidade deve ser mantida nas áreas dos portos de Paranaguá e de Santos, dificultando as operações”, pontua.

     No dia 25, Santos destaca que a umidade da Amazônia deve começar a avançar sobre o Brasil Central e não se descartam chuvas em Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais.

     Já no dia 28 uma nova frente fria presente na Região Sul deve se conectar com a umidade da Amazônia, o que pode trazer chuvas para boa parte das regiões produtoras do Brasil.

     Santos indica que as chuvas deverão seguir ocorrendo pelo país, ainda de forma irregular, até próximo do final da primeira quinzena de outubro, mas permitindo um bom plantio das lavouras de soja, milho e um melhor desenvolvimento das lavouras de inverno, bem como de café e cana-de-açúcar. “Depois desse período há uma tendência de um quadro de normalidade do regime de chuvas pelo país até meados de novembro, quando pode voltar a ocorrer um cenário de precipitações mais irregulares na região Sul do Brasil, conforme aponta o modelo meteorológico europeu”, alerta.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA