Safra 2019/20 de café cresce 39,7% em São Paulo – IEA

466

     Porto Alegre, 4 de setembro de 2020 – A estimativa preliminar da safra 2019/20 para a cultura do café no Estado de São Paulo evidencia produção de 370 mil toneladas (6,17 milhões de sacas de 60 kg), volume 39,7% superior ao obtido na safra anterior. Tal resultado é reflexo do aumento de 39,4% na produtividade – em decorrência da acentuada bienalidade da lavoura típica da região de Franca -, não sendo influenciado pelo ligeiro acréscimo de área produtiva (0,2%), informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     No Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Franca, estimou-se colheita de 2,86 milhões de sacas de 60 kg, confirmando recorde histórico de produção nessa regional para um ciclo de alta. O parque produtivo soma 68.624 hectares, confirmando a liderança na produção cafeeira paulista. Ademais, verificou-se incremento da média de produtividade nesse EDR, que atingiu 41,9 sc. 60 kg/ha, tal patamar posiciona a regional entre as mais eficientes do mundo.

     No EDR de Marília, também foi constatado avanço na produção em função da melhoria da produtividade e incremento da área em produção. Nos demais EDRs relevantes na cafeicultura paulista (São João da Boa Vista e Ourinhos), observaram-se variações apenas na margem da produção e produtividade, afirmam Felipe Camargo, Carlos Fredo, Carlos Bueno, Celma Baptistella, Denise Caser, José Alberto Angelo, Maximiliano Miura, Paulo Coelho e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do IEA. Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA