Safra 2020 de café chega ao final com volume e qualidade excelentes – Faemg

946

     Porto Alegre, 18 de novembro de 2020 – Começou hoje (18) a 8ª edição da Semana Internacional do Café, de forma 100% digital e online. Na conferência de abertura, via internet, o presidente do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões, destacou os números expressivos da safra brasileira de café, recém colhida, tanto em volume como em qualidade.

    “Estamos chegando ao final de uma safra excelente. Em número redondos, batemos em praticamente 62 milhões de sacas, com crescimento expressivo da produção de café arábica em Minas Gerais”, destacou.

    O presidente da FAEMG salientou também a atual onda de crescimento do consumo do café. A primeira ocorreu após o final da Segunda Guerra Mundial; a segunda onda veio com o aumento da qualidade do café e a atual onda acontece na esteira de processos como a certificação de origem. “O comprador agora sabe quem produz, e qual é o processo de torra do grão. O bebedor do café está aderindo a uma forma mais sofisticada de preparo e consumo”, disse. Por fim, Simões orientou que todo produtor separe parte da sua colheita para a produção de cafés com maior qualidade, gerando mais valor agregado, fazendo uso das novas tecnologias e inovação, que permitem também aos pequenos produtores acesso ao mercado de exportação de cafés de alta qualidade.

    Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA