SAFRAS CTDI Brazilian Soybean Index

O benchmark diário de preço da soja brasileira

O que é o SAFRAS CTDI Brazilian Soybean Index?

SAFRAS CTDI Brazilian Soybean Index é um índice de preço de soja brasileira coletado por SAFRAS & Mercado e calculado pela CTD Indices, empresa líder de construção de índices na Ásia e cuja metodologia e compliance seguem os rigorosos padrões internacionais estabelecidos pelos Princípios da IOSCO, a exemplo de como são calculados índices de outros mercados mundialmente conhecidos tais como FED e FTSE Russel Index. Este novo índice representa a variação de preços consolidado da soja no interior do Brasil, tendo como referência as principais regiões de comercialização em nível nacional, e representa um forte valor agregado para todos aqueles que necessitam de um benchmark preciso para acompanhar as flutuações de preços desta commodity.

A importância do índice

O SAFRAS CTDI Brazilian Soybean Index é um instrumento que orienta produtores, armazenadores, cooperativas, tradings, indústrias e todos os demais participantes da cadeia produtiva e de exportação, em relação ao nível real de preço de comercialização. Além disso, o índice pode ser um grande aliado para investimentos, uma vez que orienta profissionais do mercado financeiro na construção de ETFs (Exchange-traded fund) a ele relacionados. O índice oferece praticidade e segurança para acompanhamento referencial de preços da soja brasileira e seus impactos no mercado global do grão.

Índice Base 100

O SAFRAS CTDI Brazilian Soybean Index é representado em base 100, isto é, valia 100 pontos na data de início de seu cálculo em 4 de janeiro de 2016. Atualmente, o índice pode ser visualizado na Plataforma SAFRAS através de um gráfico histórico com cotações diárias dos últimos 5 anos. Anualmente, o índice sofre revisões das localidades de captação de preços e seus respectivos pesos no cálculo. A unidade de captação de preços é Reais (R$) por saca de 60 quilos, base compra (bid).

AINDA TEM DÚVIDAS?

Fone: (51) 3290 9200
Envie uma mensagem agora mesmo!