Sustentabilidade guia ações do Mapa, garante Tereza Cristina na abertura do CBA

936

     Porto Alegre, 2 de agosto de 2021 – A sustentabilidade tem guiado a agenda e as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na atual gestão. A garantia foi dada pela titular da pasta, a ministra Tereza Cristina, durante a abertura do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que tem como tema neste ano “Nosso Carbono é Verde”.

     “Fizemos um Plano Safra mais verde neste ano. Importante ressaltar que desenvolvemos um sistema agropecuário tropical, mais produtivo e mais sustentável, recuperando áreas degradadas, através do plano ABC”, disse a ministra.

      Segundo a ministra, o Brasil será o principal fornecedor de produção agrícola com baixa emissão de carbono no mundo. Para ela “o agro é solução para o desafio de uma economia sustentável e com baixa emissão de carbono”.

     Tereza Cristina destacou entre as ações do Ministério a efetiva implantação do código florestal, que segue sendo prioridade, trazendo celeridade e segurança jurídica. “A legislação é fundamental para sermos líderes na agenda sustentável de produção. Podemos ser o principal player para investimentos verdes no mundo. A ESG está direcionando nossos modelos de negócios e produção. Já faz parte do presente e devemos ampliar essa realidade. Contem com o MAPA para impulsionar essa agenda tão importante”, conclui.

     Presente ao evento, o ministro da Infaestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou o papel do país como protagonista global nas cadeias alimentares e de bioenergia. “O agronegócio é um dos responsáveis pelo crescimento da economia do país e a infraestrutura deve acompanhar e auxiliar nesta expanasão, atendendo às demandas ESG”, disse, destacando os investimentos do governo na diversificação da matriz de transporte, de cerca de R$ 30 bilhões.

     Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA