Trump diz que assinará acordo comercial com China em 15 de janeiro

1166

     Porto Alegre, 2 de janeiro de 2020 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a primeira fase do acordo comercial com a China será assinada no dia 15 de janeiro, na Casa Branca, e que logo em seguida começarão as negociações entre os dois países para a segunda fase do pacto.

     “Assinarei nossa grande e abrangente fase um do acordo comercial com a China no dia 15 de janeiro. A cerimônia será realizada na Casa Branca. Representantes de alto nível da China estarão presentes. Após essa data, irei a Pequim, onde as negociações começarão para a fase dois!”, disse Trump, em mensagem no Twitter no dia 31 de dezembro.

     O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e o representante de comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, já haviam dito que o acordo comercial com a China seria assinado em janeiro, e que novos detalhes do pacto seriam divulgados.

    A primeira fase do acordo foi anunciada no dia 13 de dezembro, o que evitou a entrada em vigor de uma nova rodada de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos importados chineses. O pacto inclui a suspensão gradual ou redução de algumas sobretaxas em troca da compra de produtos agrícolas norte-americanos pela China.

     As compras incluirão ao menos US$ 40 bilhões em itens agrícolas. A China também se absterá de desvalorizações competitivas do iuane e apertará regras de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA