UE e China discutem comércio, mas ainda há pontos divergentes

1067

     Porto Alegre, 28 de julho de 2020 – A União Europeia (UE) e a China realizaram a oitava rodada de discussões sobre comércio e relações econômicas, mas ainda há pontos de divergência entre os dois lados, de acordo com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

   “A crise atual não nos dá outra opção senão trabalhar de mãos dadas com nossos parceiros globais, incluindo a China”, afirmou ele. “No entanto, também precisamos abordar pontos problemáticos, como a reciprocidade na forma como nossas empresas são tratadas. Precisamos fazer mais progressos nessas e em outras questões”. 

   O chefe da UE para o Comércio, Phil Hogan, que também participou da reunião por videoconferência, destacou que as relações com a China devem ser baseadas nos princípios fundamentais de reciprocidade e igualdade de condições, com regras claras e previsíveis.

   “Hoje, convidei a China a empreender uma reforma séria do sistema multilateral e de seu livro de regras e a remover as barreiras existentes que impedem o acesso ao mercado chinês de exportadores de bens e serviços da UE e de investidores europeus”, disse.

   Do lado chinês, participaram da videoconferência o vice-premiê Liu He e vários vice-ministros. Segundo a UE, os dois lados reconheceram progressos nas negociações por um acordo sobre investimentos, e o bloco reiterou seu pedido de melhorias da oferta da China em telecomunicações e informática, saúde, biotecnologia e veículos de energia nova.

   A UE também insistiu na importância de uma política de desenvolvimento sustentável, e recordou seu pedido à China para autorizar as exportações de produtos agrícolas de países membros nos setores de carne bovina e de aves, diz a nota. O bloco também destacou preocupações com novas restrições às exportações de alimentos.

   Por fim, “os dois lados também discutiram o acesso ao mercado no setor de serviços financeiros, com o lado da UE incentivando a China a continuar abrindo o mercado de serviços financeiros da China a investimentos estrangeiros”.

    As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA