Vale acorda venda de 20% das operações na Indonésia por US$ 290 mi

1114

Porto Alegre, 19 de junho de 2020 – A Vale informou que fechou um acordo com a Indonésia Asahan Aluminium (Inalum) para a venda de 20% da Vale Indonésia, por meio da Vale Canada juntamente com a Sumitomo Metal. O valor da transação é de IDR 4.126 bilhões, aproximadamente US$ 290 milhões.

De acordo com a mineradora, a transação será feita em dinheiro e é esperada para ocorrer até o final de 2020, após as aprovações regulatórias.

Após a transação, a Inalum terá adquirido 20% das ações da Vale Indonésia, sendo 14,9% da Vale Canada e 5,1% da Sumitomo. Com isso, a Vale e Sumitomo passarão a ter uma participação de 44,3% e 15,0% na Vale Indonésia, respectivamente, totalizando uma participação de 59,3%.

O acordo prevê ainda a compra secundária de 20% das ações da Vale Indonésia pela Inalum, além da manutenção do controle financeiro e operacional da Vale Indonésia pela Vale Canada, assim como a consolidação financeira e de produção em suas demonstrações financeiras.

A mineradora explicou que a transação faz parte de um aditivo assinado em outubro de 2014 com o governo da Indonésia, com vencimento em dezembro de 2025, para que a Vale Canada prorrogue sua licença para operar além de 2025, sendo que é necessário cumprir certos requisitos, entre eles a alienação de 20% das ações aos participantes indonésios.

A Inalum é uma estatal indonésia para investimentos no setor de mineração e a sua associação com a Vale contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo e a expansão operacional de seus negócios na Indonésia.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA