Valmont se torna sócia majoritária da Solbras

1154

Porto Alegre, 3 de junho de 2020 – A Valmont, líder mundial em irrigação de precisão, anunciou nesta quarta-feira (3) a compra de ações da empresa Solbras – Energia Solar do Brasil, referência nacional no setor de energia fotovoltaica. Com a operação, a multinacional passa ser sócia majoritária no negócio.

“A energia solar já é uma realidade estratégica, sendo fundamental em projetos que buscam a eficiência e a sustentabilidade. A Solbras é uma empresa brasileira com forte atuação no mercado local. Queremos levar essa expertise para os outros países da América Latina e, claro, em médio prazo, promover globalmente a tecnologia”, destacou vice-presidente da Valmont, João Rebequi, responsável pela América Latina.

Atualmente, com sedes em São João da Boa Vista (SP) e Goiânia (GO), a Solbras atua em todo território brasileiro A empresa oferece geração distribuída, opera com consumidores do mercado cativo, ou atendendo consumidores do mercado livre de energia. Também tem atuação na elaboração, tramitação, aprovação e instalação de projetos técnicos detalhados e na assessoria com obtenção de crédito para a realização das usinas FV.

O diretor-presidente da Valmont, Renato Silva, comenta que a energia fotovoltaica traz diversos benefícios para a automação de sistemas de irrigação, além de assumir um papel importante para a redução do impacto ambiental. “Os produtores intensificam a qualidade de sua produção, economizando energia elétrica e reduzindo a utilização de água. É grande o potencial econômico, eficaz e sustentável. A Valmont já incentivava a sua utilização, através da parceria com a Solbras e, agora, passa a entregar a tecnologia diretamente ao irrigante”, afirmou.

A Solbras foi fundada em 2013. O diretor-presidente, Geraldo Afonso Dezena da Silva, acredita que a joint venture anunciada marca uma nova e importante fase na história da empresa e da energia fotovoltaica no mundo. “Sob o comando da Valmont e a força que ela tem globalmente, conseguiremos impulsionar o mercado e valorizar a importância da energia solar para o agronegócio e todos os setores da economia. A Solbras assume, sem dúvida, uma maturidade mercadológica importante e decisiva para o avanço da tecnologia”, declarou.

Atualmente, a Solbras possui mais de 400 usinas instaladas ou em processo de comissionamento no Brasil. “Esse investimento faz com que a Valmont amplie o seu portfólio, entregando, através da sua rede de vendas espalhada por todo o país, um pacote completo de soluções: nossa moderna tecnologia de pivôs centrais caminhando junto da sustentabilidade oferecida pela energia solar”, comemorou Jonas Proença, Diretor de Desenvolvimento de Rede e Marketing da Valmont no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a potência instalada de geração solar fotovoltaica do Brasil apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio deste ano. O volume total do país atingiu a marca de 5,5 GW.

As informações são da assessoria de imprensa da Valmont.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA