Volátil, Açúcar sobe no final da sessão em NY com fator câmbio

1003
açúcar

    Porto Alegre, 24 de junho de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações em alta.

    Os contratos com entrega em julho/2021 encerraram o dia a 16,93 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,24 centavo (ou 1,43%) em relação ao fechamento anterior. A posição outubro/2021 fechou cotada a 17,24 centavos (+1,35%).

    Em sessão volátil, o mercado oscilou entre os campos negativo e positivo, encontrando sustentação apenas no final do dia no fator câmbio, com o real se valorizando cada vez mais em relação ao dólar, o que pode desestimular as exportações por parte do Brasil, maior produtor mundial de açúcar.

    Conforme operadores ouvidos pela Reuters, a fraca demanda permanece uma preocupação, apesar de o mercado parecer se sustentar acima da mínima de dois meses estabelecida na segunda-feira, a 16,19 centavos, “pelo menos no curto prazo”.

     Uma entrega muito modesta é esperada para o vencimento da posição julho, que expira no final deste mês, com o volume de contratos em aberto continuando a cair gradualmente. No ano passado, cerca de 254 mil toneladas foram entregues contra a posição julho.

     Ao mesmo tempo, o mercado aguarda a divulgação, possivelmente ainda nesta semana, dos dados de produção de açúcar da primeira quinzena de junho do Centro-Sul do Brasil por parte da ÚNICA.  Os dados devem apontar que a produção de açúcar no período ficou praticamente em linha com as 2,55 milhões de toneladas produzidas no mesmo período do ano passado, conforme expectativa de analistas.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA