“Vou conversar com Putin sobre preços do petróleo”, diz Trump

1250

     Porto Alegre, 30 de março de 2020 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá ter uma conversa hoje com seu colega russo, Vladimir Putin, para discutir a situação do cornavírus e do mercado de petróleo.

     “Entre as coisas que irei falar uma delas será o preço do petróleo que já chegou abaixo dos US$ 20 o barril”, disse Trump em entrevista à rede de televisão norte-americana “Fox News”.

     “A Arábia Saudita e a Rússia enlouqueceram completamente realizando essa guerra de preços de petróleo em um momento como esse”, afirmou ele. “Espero que eles resolvam isso rapidamente porque o mercado está sofrendo”.

     Trump também afirmou que irá trocar informações sobre a situação da pandemia nos dois países. Ao ser questionado sobre uma possível pressão de Putín sobre a retirada de sanções norte-americanas sobre o país, Trump disse que ele poderia fazer isso mas que “não sou mole com eles, eu que coloquei essas sanções”.

     No entanto, o presidente não se mostrou disposto a criar tensões com os russos. “Nós temos que conversar com eles, temos que ter uma relação com eles. Eles perderam muita gente na Segunda Guerra Mundial lutando ao nosso lado. A Alemanha estava contra nós e hoje falamos com os alemães. E a Alemanha vem se aproveitando de nós há muito tempo e ninguém fala sobre isso”, disse ele.

     Quando questionado sobre matérias recentes da imprensa norte-americana mostrando que Rússia e China estariam afirmando que os Estados Unidos eram um dos principais responsáveis pelo novo coronavírus, Trump disse não acreditar na mídia. “Países falam coisas uns dos outros, mas não acho que estejamos nessa situação”, afirmou. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS