Xi está confiante de controle de coronavírus na China e vai trabalhar com OMS

1016

     Porto Alegre, 28 de janeiro de 2020 – O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estar confiante de que o país vai controlar a epidemia de coronavírus, e que vai trabalhar em conjunto com a organização.

     “Estamos totalmente confiantes de que somos capazes de vencer a luta e controlar a epidemia”, disse Xi, em reunião com o chefe da OMS no Grande Salão do Povo, em Pequim, de acordo com comunicado do Ministério de Relações Exteriores da China.

     “A China está disposta a trabalhar com a OMS e a comunidade internacional para proteger conjuntamente a segurança da saúde pública regional e global”, disse o presidente chinês. “Acredita-se que a OMS e a comunidade internacional possam avaliar de forma objetiva, imparcial, calma e racional a situação epidêmica”.

     Xi ressaltou que a China atribui grande importância à cooperação com a OMS. “A epidemia é o diabo, e não podemos permitir que o diabo se esconda”, disse ele, ressaltando que o governo chinês divulgou as informações da epidemia de maneira oportuna, aberta, transparente e responsável.

     O chefe da OMS, por sua vez, disse que “diante da epidemia, o governo chinês mostrou firme determinação política e tomou medidas oportunas”, e agradeceu pela resposta rápida e eficaz de Pequim. “Acredito que as medidas adotadas pela China efetivamente controlarão e eventualmente superarão a epidemia”.

     Para conter os surtos, as autoridades da China colocaram em quarentena cidades com milhões de habitantes, entre outras medidas. Ontem, o governo central chinês disse que estenderia o feriado do Ano Novo Lunar em três dias, até 2 de fevereiro, para adiar o risco de infecção por viagens. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA